
Luigi Galvani
A partir de estudos, realizados em coxas de rã descobriu que músculos e células nervosas eram capazes de produzir eletricidade, que ficou conhecida como então como a eletricidade galvânica. Mais tarde, Galvani demonstrou que ela é originária de reações químicas.
Galvani criou então o termo eletricidade animal para descrever aquilo era capaz de ativar os músculos daquele espécime. Juntamente com seus contemporâneos, ele reparou que aquela ativação muscular era gerada por um flúido elétrico que era conduzido aos músculos através dos nervos. Esse fenômeno foi então apelidado de "galvanismo", por sugestão dada por seu colega e, em alguns momentos adversário intelectual, Alessandro Volta.
As investigações e descobertas de Galvani levaram à invenção da primeira bateria elétrica, mas não por Galvani, que não percebia a eletricidade separada da biologia. Galvani não via a eletricidade como essência da vida, ao qual ele percebia ter uma natureza intrinseca e inerente à vitalidade. Desse modo, foi Alessandro Volta quem construiu a primeira bateria elétrica, que ficou conhecida como a pilha voltaica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário